De acordo com a OMS, há atualmente 450 milhões de pessoas no mundo a experienciarem algum tipo de dificuldade ou perturbação da saúde mental. Além do mais, sabemos que mais de um quinto da população portuguesa sofre de uma perturbação do foro psiquiátrico e que Portugal é o segundo país da União Europeia com maior prevalência de doenças psiquiátricas. Não há dúvida de que isto impactará diretamente nos locais de trabalho. Assim, é importante reconhecermos os sinais e sintomas das problemáticas de saúde mental mais comuns e aprender, por exemplo, como começar uma conversa sobre saúde mental.
Este workshop tem como objetivo aumentar a consciência do que é a saúde mental e a sua potencial incidência e impacto no contexto laboral, desafiar estereótipos relacionados com a saúde mental e explorar os principais sinais de alerta relacionados com a saúde mental e partilhar insights para melhor abordar estas temáticas junto das equipas.
O que vamos falar
- Saúde Mental vs Doença Mental
a. O que é a saúde mental e doença mental
b. O que não é doença mental
- Perturbação mental em contexto laboral - Os principais sinais de alerta
a. Alterações de humorMudanças de humor extremas (tristeza/euforia)
b. AnsiedadeQueixas somáticas múltiplas (dores de cabeça, dores de estômago; queixas vagas de doenças)
c. Burnout
d. Baixo autoconceito e autoestima
e. Dependências – Problemas de abuso de álcool ou drogas
f. Alterações de sono, cansaço e baixa energia
g. Alterações no comportamento alimentar
h. Distanciamento da realidade (ilusões), paranóia ou alucinações
i. Dificuldades sociais (evitamento de amigos e atividades sociais)
j. Alterações cognitivas – problemas de concentração e aprendizagem
- Como começar uma conversa sobre saúde mental
a. Porque é tão difícil falarmos de saúde mental
b. Qual é o papel dos líderes na intervenção precoce e na gestão dos problemas de saúde mental
- Estratégias de atuação para líderes
a. Como usar os 3 P’s – Plan, Prepare and Practice – para gerir uma potencial condição de saúde mental
b. Contexto adequado para promover “conversas difíceis”
c. Promoção da inteligência conversacional e evitamento do narcisismo conversacional
d. Empatia e escuta ativa
e. Estratégias de autocuidado
Detalhes & Preço
Marca Connosco!
2h00
Dr.ª Ana Sofia Silva
Psicóloga Clínica no Neurogime. Mestre em Psicologia (área de especialização Clínica e da Saúde) pela Universidade do Minho. Pós-graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais pelo mesmo Instituto. Pós-graduação em Avaliação em Psicologia Forense.