Uma situação de conflito pode acontecer até quando menos esperamos - entre colegas, entre parceiros ou familiares. E porquê? Porque sempre que existe uma relação interpessoal existe espaço para que surjam ideias, interesses, atitudes ou sentimentos divergentes e antagónicos entre pessoas que são diferentes e únicas! E é importante compreendermos que o conflito não é necessariamente bom…ou mau. É inevitável. E, desta forma, torna-se necessário compreendermos qual a melhor forma para gerir e resolver estes conflitos considerando sempre qual o outcome que queremos daquela situação em particular.
Vamos a isso?
O que vamos falar
- A que podemos chamar de conflito?
- Conflito vs colaboração
- Quais as causas e consequências dos conflitos?
- Quais os diferentes estilos de conflitos?
- Como iniciam e porquê?
- Como prevenir, compreender e resolver?
- O modelo de Thomas-Kilmann para a resolução de conflitos
- Estratégias de resolução e gestão de conflitos
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Dr.ª Ana Ramos
Psicóloga na Clínica NeuroGime e na MindPartner. Mestre em Psicologia (área de especialização Clínica e da Saúde) pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Estágio Curricular na Unidade de Neuropsicologia do Centro Hospitalar Universitário São João. Projeto de Investigação “Evolução Cognitiva na Doença de Parkinson, ao longo de 5 anos, após Estimulação Cerebral Profunda” no Centro Hospitalar Universitário São João. Rater em ensaios clínicos na área da Doença de Alzheimer. Formadora Certificada.